Pode ser muito difícil viver em Pequim, longe da familia, dos amigos e do conforto de casa. O Centro de Saude Psicológica do Hospital de Pequim United Family (BJU) ajuda as pessoas que sofrem de problemas mentais diagnosticados, assim como as pessoas que lidam com os desafios do dia-a-dia. A médica psicóloga Dra. Yuwen Chou pondera sobre os problemas com os quais as pessoas em Pequim estão lidando, bem como os cursos de ação que a equipa médica do Centro de Saúde Psicológica pode ajudar a executar.
Existem alguns padrões ou fatores comuns que possam levar as pessoas a sofrer de problemas de saúde mental em Pequim? Em caso afirmativo, por que você acha que eles acontecem?
Eu tenho visto pessoas com ansiedade, depressão, problemas de relacionamentos (como por exemplo no casamento) e problemas relacionados com crianças. Eu acho que o ritmo acelerado do desenvolvimento nas últimas décadas fez as pessoas ansiosas se adaptarem às mudanças; algumas conseguiram, outras não.
Quais são os vários recursos que estão disponíveis para os estrangeiros que possam estar sofrendo de problemas de saúde mental em Pequim?
O BJU é um dos recursos disponíveis para servir os expatriados e suas familias nos problemas de saúde mental. Nós temos disponíveis psiquiatras, psicólogos e conselheiros.
Se alguém enfrentar problemas de saúde mental, o que deverá fazer?
Quando pessoas enfrentam problemas de saúde mental e isso as afeta no seu dia-a-dia como por exemplo, no trabalho, no estudo e na sua vida privada, por um determinado período de tempo, então é necessário buscar ajuda profissional para avaliar a gravidade do problema e obter tratamento.
Em relação ao BJU especificamente, que terapias ou tratamentos oferece?
Nós oferecemos diferentes modalidades de psicoterapia como a TCC (Terapia Cognitivo-Comportamental), assim como a Psicoterapia psicodinâmica e o tratamento do jogo patológico, terapia familiar e terapia do casal. Nós abrangemos uma ampla variedade de idades nas pessoas que atendemos.
O que você sugere que as pessoas façam para evitar o desenvolvimento ou agravamento dos problemas mentais no futuro?
Algumas da coisas que podem ser feitas para evitar o desenvolvimento de problemas de saúde mental são:
1) Ser compassivo consigo mesmo;
2) Cuidar do corpo e mente (por exemplo ter uma alimentação saudável, dormir bem e ter atividade física regular);
3) Estar atento ou estar consciente do que você sente;
4) E saber como gerir o estresse mais efetivamente.
Como é que a visão sobre a saúde mental tem mudado na China, tanto nas ruas como ao nível do tratamento?
Eu tenho visto que as pessoas tendem a estar mais alertas sobre a importância dos problemas de saúde mental e por isso agora elas vêm procurar a ajuda de que precisam. Porém, eu tenho que dizer que continua a haver um estigma associado à procura de ajuda na saúde mental e por isso é precisa mais psicoeducação. Psicoeducação significa aprender acerca da natureza da psicoterapia, estresse e seus efeitos e gestão, as diferenças entre ter depressão clínica e estar depressivo devido a fatores ou situações estressantes e assim por diante.
A Dra. Yuwen Chou é psicóloga do Centro de Saúde Psicológico do BJU. Ela possuí o grau de Doutor em psicologia e tem licença para praticar psicologia nos estados de Nova Iorque e Nova Jersey. Antes de chegar a Pequim, ela trabalhou nos Estados Unidos por mais de 10 anos. Ela já trabalhou com pacientes de todas as idades e de uma vasta gama de origens. Para marcar consulta com a Dra. Yuwen Chou, ligue para o centro de atendimento através do numero de telefone 4008-919191.
Se você gostaria deler mais artigos em português, por favor clique nos links abaixo: